Biologia da Aprendizagem. Como o cérebro aprende?

Alexandre Barabani Alves

Alexandre Barabani Alves Publicado 13/05/2019 


Como o cérebro aprende.

Nós sabemos desde a antiguidade que a sede da aprendizagem é o cérebro humano. Mas foi somente na última década que os pesquisadores da neurociência foram capazes de entrar no cérebro e observar como a aprendizagem realmente ocorre no nível molecular. Novas tecnologias, como imagens de difusão, abriram o funcionamento interno do cérebro e permitiram que os cientistas “vissem” o que está acontecendo dentro do cérebro quando as pessoas estão envolvidas no aprendizado. Experimentos mais sofisticados com os cérebros de animais de laboratório estão ampliando ainda mais os limites de nossa compreensão.

O cérebro atua como uma rede densa de vias de fibras que consiste em aproximadamente 100 bilhões neurônios. O cérebro consiste em três partes principais

o cérebro é mais importante no aprendizado, pois é aí que ocorrem funções de ordem mais alta, como memória e raciocínio. Cada área do cérebro é especializada em uma função - visão, audição, fala, toque, memória de curto prazo, memória de longo prazo, habilidades de linguagem e raciocínio são as mais importantes para o aprendizado.

Então, como a aprendizagem acontece? Através de uma rede de neurônios, a informação sensorial é transmitida por SINAPSES ao longo da via neural e armazenada temporariamente na memória de CURTO PRAZO, uma região volátil do cérebro que atua como um centro receptor para a inundação de informações sensoriais que encontramos em nossas vidas diárias.

Quem se habilita a dissertar sobre este assunto muito interessante?

  

...


Voltar ao topo