INGLÊS INSTRUMENTAL

INSTITUTO SINAPSES
""

EMENTA DA DISCIPLINA

PLANO DE CURSO

Curso:

Licenciatura Plena em Letras / Inglês

Período: 
 2019.1

Disciplina:

Inglês Instrumental

Carga Horária:
 20 h /a

Professor (a):

Joaniele Maria Amarante Pinheiro

Titulação:
 Especialista


Ementa:

Estudo do inglês instrumental e a aplicabilidade de suas estratégias de leitura.


Objetivo Geral:


Desenvolver as habilidades específicas de leitura de textos em inglês de modo que tais estratégias proporcionem uma leitura e tradução mais rápida.


Objetivos Específicos:

  • Definir o que é e para que serve o Inglês Instrumental e suas técnicas;
  • Identificar e diferenciar as técnicas de leitura Skimming e Scanning;
  • Desenvolver as estratégias de leitura para que o acadêmico possa de maneira mais rápida reconhecer a ideia geral e a informação específica no texto;
  • Ler e traduzir livros, textos e artigos;
  • Aprender pontos fundamentais que auxiliam no momento da tradução como identificar os cognatas, falsos cognatas e pistas tipográficas;



Conteúdo Programático:


  • Apresentando o Inglês Instrumental?
  • As técnicas Skimming e Scanning;
  • Cognatas/ palavras trasnparentes, falsos cognatas, palavras repetidas e pistas tipográficas, grupos nominais, prefixos, sufixos, conectores/ marcadores de discurso.


Metodologia e Estratégias de Ensino:


  • A disciplina deverá desenvolver-se numa perspectiva centrada no aluno, focando especialmente no desenvolvimento de habilidades e competências para a aprendizagem;
  • Será desenvolvida conforme as exigências postas na proposta da disciplina em EAD, na qual os alunos acessarão o conteúdo da disciplina e realizar as atividades acadêmicas on line e outras técnicas que se fizerem necessária;



Sistema de Avaliação:


  • A sistemática de avaliação consistirá num processo contínuo, sistemático, funcional e integrador, utilizando as modalidades diagnósticas formativas e somativa, além de critérios conforme a proposta metodológica do curso postada na plataforma.


Referências Bibliográficas



CRUZ, Décio Torres. Ensino/ Aprendizagem de Inglês instrumental na universidade. Rew Routes, n. 15, out. 2001. Disponível em: <https://www.disal.com.br/newr/ nr15/pgnr15_10.htm>. Acesso em: 25 out. 2012.


GRELLET, Françoise. Developing Reading SkillsCambridge: Cambridge University Press,1996.


HOLMES, J. What do we Mean by ESP? Working Papers 2: Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras. São Paulo: PUC, 1981.


HUTCHINSON, T.; WATERS, Alan. English for Specific Purposes: A Learning - Centered Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.


JANSEN, J. Teaching Strategic ReadingTESOL Journal, 6 (I), 69, 1996.


https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/fluencia-ingles-conheca-palavras-cognatas/


https://outreach.engineering.utoronto.ca/


Compre já e tenha acesso à
todo conteúdo deste curso.
12x de R$ 8 ,03
R$ 80,00 à vista


  Voltar para a página do Curso

Depoimentos dos alunos

Voltar ao topo