Certificado

Image title

O Instituto de Educação Superior Sinapses certifica os cursos Livres de Capacitação e Atualização profissional com até 300 horas.

O que são so cursos Livres?

Os cursos livres, são os cursos de capacitação profissional que  têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.

O Curso livre à distância  é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.

Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação.

Não havendo exigência de escolaridade anterior (portanto qualquer pessoa pode fazê-los)

A categoria Curso Livre atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc.

Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.


Que empresas podem oferecer cursos livres?

Somente  escolas, faculdades, Institutos de Educação, Escolas Técnicas ou seja uma empresa que seja registrada na RECEITA FEDERAL com CNAE EDUCACIONAL  podem certificar os cursos livres em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O  CNPJ DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAPSES E VEJA OS CNAES EDUCACIONAIS DESTA EMPRESA

(CNPJ: 10.139.908/0001-34)


Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES.

Esses Certificados têm validade legal para diversos fins COMO : Progressão salarial, admissão em concursos Públicos, titulação acadêmica para acesso a mestrado e doutorado, dentre outros.


PARA LER MAIS SOBRE OS CERTIFICADOS DE CURSOS LIVRE ACESSE http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1012&intClass=33&intAgrup=33



Voltar ao topo